Avançar para o conteúdo

Como os cães comunicam

Tal como os seus donos os cães sentem felicidade, tristeza e medo. Infelizmente, o seu pet ainda não consegue dizer-lhe o que sente através de palavras. No entanto, é possível perceber o seu estado de espírito através dos seus comportamentos. Sendo assim, os cães comunicam através de pequenos (ou grandes) gestos corporais.

Posto isto, o importante é que os seus donos consigam perceber o que os seus pets querem comunicar. Tanto com os próprios donos como com outros animais.

Todos nós conseguimos perceber quando os cães estão num estado eufórico ou de felicidade. Mas será que percebemos os sinais quando se sentem nervosos ou assustados?

Comunicação canina

Vamos começar por reconhecer pequenos gestos e o que eles podem representar:

Bocejar – É um típico gesto utilizado em situações de stress. Por exemplo, quando recebe um raspanete por ter roído o seu sapato preferido.

Virar costas ou desviar o olhar – Sinal que se sente ameaçado ou incomodado. É uma forma de evitar situações de confronto ou que os façam sentir desconfortáveis.

Lamber o focinho – Nem sempre significa que têm fome. Normalmente quer dizer que o pet se sente desconfortável ou nervoso. Deve confortar o pet e transmitir a mensagem de que se encontra seguro.

Comportamentos caninos

Agora vamos perceber os grandes gestos e posições corporais que eles assumem e o que significam:

cães comunicam

Atento | Alerta

Orelhas apontadas para a frente, cauda alinhada na altura do corpo, boca fechada, apoiando-se na ponta nas patas dianteiras. Isto significa que o seu pet está atento ou em alerta. Quando a cauda se encontra levantada o pet está desconfiado.

cães comunicam

Medo | Assustado

Cauda entre as pernas, pêlos arrepiados, parte traseira levemente baixa, focinho franzido, pupilas dilatadas, orelhas para trás, corpo rebaixado. Esta postura é um pouco obvia e fácil de interpretar, pois representa medo e aflição.  Esta postura é um alerta de que o pet poderá tornar-se agressivo ou fugir para se proteger daquilo que o assusta.

cão comunicação

Hora de Brincar

Parte traseira levantada e patas dianteiras reclinadas. Sinónimo de “quero brincar” ou ainda “quero ser teu amigo”. Este gesto representa a vontade de estabelecer uma amizade.

Quem também entende e identifica estes sinais muito rápido é a nossa equipa Pet7. É importante garantir que o animal se sente confortável para que o período do banho, tosquia ou spa seja uma experiência agradável e deixe boas recordações. Assim garantimos que o seu pet cada vez que visita a Pet7 se sente como se estivesse em casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.