Avançar para o conteúdo

Gatos podem tomar banho?

Muitas pessoas acreditam que dar banho a gatos prejudica a sua saúde. No entanto, se o processo do banho for realizado da forma correta, os bichanos não correm qualquer risco. Por isso sim, os gatos podem tomar banho. A pergunta que fica é: quando é que deve dar banho ao seu gato.

Os gatos são animais muito higiénicos e passam grande parte do seu dia a tratar do pelo. As línguas possuem filamentos finos parecidos a uma escova, o que permite que os gatos tratem do seu pelo sozinhos e com alguma eficiência. Contudo, podem não ser capazes de eliminar ácaros ou desembaraçar nós que ficam no pelo. Além disso, algumas doenças de pele exigem banhos terapêuticos.

Quando é que deve dar banho ao seu gato?

A frequência com que o seu felino deve tomar banho irá depender de diversos fatores:

  1. Tipo e comprimento do pelo;
  2. Condição da pelagem/pele;
  3. Se realiza passeios ao exterior ou permanece sempre dentro de casa.

Gatos de pêlo comprido e gatos que frequentem o exterior devem tomar banhos mais regulares, de preferência mensalmente. Para os gatos de pêlo curto que permaneçam dentro de casa, banhos de 4 a 6 meses serão suficientes. No entanto, todos os gatos devem ser escovados pelo menos uma vez por semana, para manter a pele e o pêlo saudáveis. 

Para além da higiene do pelo, é necessário tomar cuidados com a higiene dos olhos e ouvidos dos gatos.

Cuidados durante o banho a gatos

Nível de stress do animal

A fim de evitar desconforto no seu felino, existem algumas medidas que devem ser tomadas. Por exemplo, quando chega às instalações da Pet7, um dos nossos técnicos de estética animal fará um exame detalhado para avaliar a condição da pele, pelo, orelhas, unhas e dentes do animal. Este check-up permite perceber se o animal se encontra em condições físicas e psicológicas para realizar o serviço. No caso de o animal apresentar sintomas que não permitam realizar o banho, o serviço poderá ter de ser reagendado. Na Pet7, nunca sedamos nenhum animal!

Temperatura da água

Devem ser evitados banhos com água fria ou muito quente. Qualquer uma destas opções pode ser prejudicial ao seu gato. A temperatura ideal é água morna.

Secagem

Uma secagem correta e eficiente é fundamental quando pretende evitar problemas de saúde ao seu gato. Uma má secagem pode significar o aparecimento de fungos na pele e pelo.

Se nunca deu banho ao seu gato, aconselhamos que procure ajuda de um profissional. Na Pet7, encontra serviços de banhos a gatos desde 19,90€. Pode realizar a sua marcação através do 926 715 787.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.