Avançar para o conteúdo

Proteger o seu pet em dias de calor

Com o Verão vem temperaturas altas e exposição solar elevada, é muito importante manter os nossos patudos afastados e protegidos destas condições mais extremas. Venha conosco conhecer algumas formas de manter o seu fiel amigo em segurança.

Dicas para refrescar o seu pet​​

Água em abundância

A água é a principal aliada do cão e gato para controlo de temperatura, dobrar a quantidade de água disponível, servi-la sempre fresquinha ou adicionar cubinhos de gelo no bebedouro (além de aliviar o calor, é divertido).

Quando saírem de casa para um passeio mais longo, leve sempre um bebedouro portátil e água fresca. Dê-lhe pequenas quantidades de água a cada 15-20 minutos, para assegurar que tem água fresca suficiente para todo o passeio.

Evitar passeios nas horas de mais calor

Lembre-se de verificar a temperatura do pavimento antes de sair para não provocar lesões nas almofadas das patinhas do seu pet. Mesmo nos dias menos quentes, o chão pode ficar extremamente quente quando exposto ao sol. Coloque cuidadosamente a mão no chão para verificar a temperatura, pode também molhar o chão com água e se evaporar rapidamente, é sinal que o chão está demasiado quente. Locais com relva ou terra são os mais indicados pois não aquecem tanto como a pedra, cimento ou o alcatrão.

Ligar a ventoinha ou o ar condicionado

Regular artificialmente a temperatura do espaço é sempre uma opção viável, no entanto tenha os mesmos cuidados com os cães ou gatos que teria com os humanos, atenção aos resfriados e correntes de ar. Evite exposições prolongadas a ambientes artificiais.

Brincadeiras com água

No caso dos cães, brincadeiras com água: mangueira, piscina, bacia, toalhas molhadas, mar, lagos, etc (não esquecendo que deverá fazê-lo apenas em locais autorizados). Diversão garantida!

Tapete refrescante

Existem vários modelos disponíveis no mercado. São ótimos para o pet se deitar e ficar o tempo que achar necessário. Muitos modelos não requerem energia e  funcionam por pressão, basta o animal se deitar e refrescar. Na Pet7 dispomos de uma vasta gama destes tapetes de arrefecimento com diferentes padrões e tamanhos.

Banho e tosquia ou escovagem intensiva

Um banho seguido de uma boa secagem e escovagem profissional é crucial para retirar os pêlos em excesso e ajudar os animais a melhor regular a sua temperatura interna. Isto é particularmente importante em cães ou gatos com pêlo longo.

Na Pet7 somos profissionais especialistas em banhos, tosquias e escovagem de cães e gatos.

Nunca deixe o seu pet fechado no carro

Mesmo com as janelas abertas, até em dias menos quentes, as temperaturas dentro dos carros podem aumentar rapidamente para níveis perigosos e até fatais. Estudos indicam que quando a temperatura exterior atinge 26ºC, dentro do carro a temperatura pode atingir 32ºC em apenas cinco minutos e 43ºC em 25 minutos! Isto significa que mesmo poucos minutos podem ser demasiado!

Evite utilizar casotas

As casotas não favorecem uma boa circulação de ar, o que as torna muito desagradáveis e até perigosas perante o calor do verão. Para manter o seu melhor amigo fresco durante o verão, dê-lhe bastante espaço em que possa descansar à sombra.

Conheça os sinais de insolação

Sempre que estiver ao ar livre com o seu cão, esteja atento ao seu comportamento e linguagem corporal. Se de repente o seu cão parar de brincar, andar ou correr, este pode ser um sinal de que ele precisa de fazer uma pausa para arrefecer.

A insolação é um risco sério para os cães, nos dias quentes. Os cachorros, cães sénior e cães doentes apresentam um risco maior. Seguir as indicações acima, pode ajudar a prevenir o sobreaquecimento e a insolação, mas é fundamental saber ao que se deve estar atento. Os sinais de insolação incluem:

  • Arfar e/ou salivar excessivo;
  • Dificuldade respiratória (especialmente, em cães que já tenham problemas respiratórios);
  • Temperatura elevada (40,5° C ou superior);
  • Sangue na urina;
  • Sangramento nasal;
  • Vómitos e diarreia;
  • Desorientação;
  • Convulsões; 
  • E, por último, colapso e coma.

Se verificar algum destes sintomas, coloque o seu cão num local mais fresco, o mais rapidamente possível, e contacte o seu médico veterinário para saber como agir de seguida. Controle a temperatura corporal do seu cão regularmente, se a temperatura ultrapassar os 40 graus, deve retirá-lo de imediato do sol e diminuir a sua atividade. Uma temperatura de 40 graus não é perigosa, mas é um limite a estar atento. Quando a temperatura do seu cão se mantiver elevada, mesmo depois de parar a atividade física e estar num local fresco, este é um sinal de que deve intervir.

Muitos sinais de insolação podem não aparecer, durante alguns dias, pelo que deve estar atento ao seu cão além das atividades ao ar livre. Uma intervenção imediata do seu médico veterinário pode prevenir ou tratar algumas destas complicações.

Lidar com golpes de calor

Se pensa que o seu cão está a sofrer um golpe de calor, não entre em pânico. O melhor que pode fazer é agir de forma calma e rapidamente. Siga os passos abaixo para ajudar o seu cão a recuperar.

  • Retire o seu cão do calor para uma zona fresca e com sombra, ou para um local com ar condicionado, para o ajudar a arrefecer;
  • Borrife ou esfregue o corpo do seu cão com água fresca (mas não água fria), garantindo que a água entra em contacto com a pele, não escorrendo apenas pelo pêlo. Não esquecendo a barriga e o interior das patas;
  • Massaje gentilmente, com cuidado, as patas e o corpo do seu cão para melhorar a circulação. Se a temperatura do seu cão voltar a 39,4º pare o processo de arrefecimento para evitar que ele arrefeça demasiado, o que pode originar uma hipotermia;
  • Seque gentilmente o seu cão com uma toalha. Se ele estiver consciente, dê-lhe pequenas quantidades de água para melhorar a sua hidratação.

Uma vez que os golpes de calor podem ser fatais para os animais, o mais importante é contactar o seu médico veterinário o mais rapidamente possível, este é profissional mais habilitado para o ajudar no caso de um golpe de calor ou insolação do melhor amigo.

Aproveite a companhia dos seus melhores amigos e disfrute do sol, em segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.